#141 - Pílulas sobre o meu aniversário
Acordei mais virginiana que nunca: reparando em tudo
12 de setembro de 2025. 45 anos. Se tudo der certo, estou na metade da vida. Deveria ter acordado reflexiva, mas acordei sarcástica. Resolvi escrever pitadas do que se passa pela minha cabeça neste momento para deixar o registro dessa data tão especial.
1.
Faz 3 anos que eu ganho tênis do meu marido. Em 2023, tênis de corrida (não corro). Em 2024, tênis de jogar tênis (não jogava tênis). Em 2025, outro tênis de jogar tênis (agora eu jogo tênis). No dia das mães foi um tênis também, um New Balance de passeio. Meu marido é realmente muito criativo deus do céu abençoe essa criatividade amém.
2.
As crianças me acordaram com um parabéns a você sonolento, com um bolo de cenoura com calda de chocolate em mãos e uma vela dessas que se acende pras almas. Eu já estava acordada, já tinha até escovado os dentes, mas fingi dormir porque sabia que eles queriam ter esse momento.
3.
Comi metade do bolo de cenoura com calda de chocolate, mesmo sabendo que ele vai se instalar nos meus quadris e que agora, aos 45, eu praticamente ficarei com ele alojado ali para sempre.
4.
Queria um Mounjaro de aniversário.
5.
Passou a culpa do bolo de cenoura com chocolate e eu comi mais um pedaço. Dizem que bolo no próprio aniversário não engorda e eu, mesmo com 45 anos, acreditei.
6.
Chamei uma amiga de infância para tomar cerveja comigo hoje, mas ela tem uma festa de outra amiga. Não é aniversário, é despedida, porque a mulher vai morar no México. Falei que ela não precisava ir porque provavelmente elas não vão se ver nunca mais, ainda mais sendo amizade recente. Não colou e eu anotei o nome dela na minha lista negra. Tenho Marte em escorpião. Acho que isso diz muito sobre mim.
7.
Outra amiga me mandou uma mensagem falando que ia me desejar votos só pessoalmente para, em seguida, me mandar um podcast no WhatsApp, desejando coisas boas para até a hora da gente se encontrar. Tirei o nome dela da lista negra.
8.
Meu primo foi a primeira pessoa a me mandar uma mensagem de parabéns. As crianças repararam que a última mensagem que ele havia me mandado foi no meu aniversário do ano passado e isso me fez refletir no quanto a gente se afasta das pessoas que ama, por pura rotina. Somos próximos, eu juro, disse pra eles, mas não colou.
9.
Minha mãe me mandou figurinhas de feliz aniversário no WhatsApp.
10.
Admiro quem consiga deixar os cabelos brancos, mas a primeira coisa que fiz quando percebi a proximidade da nova idade, foi marcar um horário no cabeleireiro para pintar os fios. Fui ontem e sinto-me jovem de novo.
11.
Lembrete: marcar o botox.
12.
Mariana me perguntou como eu comemorava meu aniversário quando eu era pequena. Respondi que era com festinha na garagem de casa. Ela achou estranho. Deve ter imaginado sua própria festa na garagem do prédio. Fiquei pensando se ainda se fazem festas em garagens…
13.
Rafael teria o aniversário de um amigo hoje e disse que preferia passar o dia comigo. Não insisti. Como ele já está com 11 anos, me perguntei se essa seria uma da últimas vezes que ele escolhe estar comigo ao invés de com os amigos.
14.
Deixei as crianças na escola e senti uma vontade gritante de me comprar um presente. Mimar-me. Gastar dinheiro mesmo. Como era 7:30 da manhã e não tinha nada aberto, parei na Kalunga no caminho de volta pra casa e me comprei mais uma lapiseira 0.5. Eu adoro lapiseiras 0.5, então fiquei feliz da vida.
15.
Estou aqui escolhendo quais dos descontos das lojas que eu vou usar. Mês de aniversário tem desconto de todos os lados, uma maravilha. Ontem usei no mercado pra garantir a mistura da próxima semana.
16.
Estou aqui pensando no quanto eu gosto de viver. Em como tem coisas pequenas que me fazem feliz, como ouvir as histórias do dia-a-dia das crianças, ver meu cachorro se espreguiçar fazendo o “Urdhvamukha Svanasana (cachorro olhando pra cima da yoga) ou tirar sarro do marido por ganhar mais um tênis. Não sou uma pessoa que acredita na felicidade plena, mas em momentos felizes. Momentos que a gente crie, que a gente busque ou mesmo que a gente aprimore o olhar para enxergá-los. Acredito no riso diário. No desabafo para não adoecer. No poder que é de estar entre amigos. Na energia que circula. Na energia que a gente emana.
Hoje estou feliz. É só mais um dia na minha rotina, é verdade. Tenho que buscar as crianças na hora do almoço e ir à aula de beach tenis no fim do dia, mas intercalo os afazeres com um bolo, uma cervejinha, um papo, uma ligação. Para celebrar a vida, né? É bom lembrar que vale a pena viver e que, se tudo der certo, ainda estou na metade do caminho.
Engravidei
“Ai, Andrea, queria tanto te dar um presente….”
Ah, não precisa se incomodar. Mas se quiser muito, pode ler meu livro!
O Engravidei está disponível no site da Editora Caravana (livro físico)
Mas também está no Kindle, por R$9,90 (só até o fim de setembro, depois aumenta) ou gratuito, se você for assinante do Kindle Unlimited.
Já leu?
Então o presente pode ser uma avaliação no site da Amazon.
Vou A-MA-A-AR!
O fantasma dos aniversários passados
Tenho um app que se chama Timehop. Ele mostra o que você postou e que fotos ou vídeos você tirou nos anos passados. E ele vai longe, viu? Hoje vi no meu Timehop uma publicação no Facebook de 15 anos atrás:
📆 Aqui no Substack percebi que fui mais discreta em alguns aniversários que em outros. Em 2022, por exemplo, minha news de aniversário incluiu um especial para a Rainha Elizabeth II, que havia acabado de falecer:
📆 Em 2023, falei sobre o Bruno Mars e a personalização em massa. Eu havia acabado de ver o show dele no The Town e achei que merecia mais que eu:
📆 Já em 2024, o foco foi o cachorro! Toddy havia chegado há apenas 3 meses e estávamos ainda descobrindo o mundo pet e suas particularidades:
Ele é tão fofinho que mereceu, vai.
Não aprendi dizer adeus
🍿 Séries
Terminei a segunda temporada de Wandinha e amei! Na minha opinião, muito melhor que a primeira temporada. Dessa vez temos a Família Addams presente em todos os capítulos e achei que Tim Burton se atentou mais aos detalhes que fazem os Addams ser os Addams. Além disso, Jenna Ortega e Emma Myers dão um show de atuação em determinado momento da série quando… não posso falar pra não dar spoiler. Mas, se você é uma criança que cresceu assistindo A Família Addams no cinema e em VHS, assista.
📚 Livros
Acabei de ler Tudo Pode Ser Roubado, da Giovana Madalosso e gostei muito. A personagem principal é uma anti-heroína. Garçonete de um restaurante badalado de São Paulo, sai com clientes para cometer pequenos furtos até que, um belo dia, é chamada para um trabalho importante: roubar uma edição rara de “O Guarani". Achei a história divertida e gostei mais desse livro que de Suite Tóquio, da mesma autora e tão aclamado. Ainda sem saber o que dizer do final.
🏖️ Por aí
Poucas abas abertas desde a última newsletter, mas algumas delas merecem destaque aqui:
Falei do Mounjaro, então toma esse texto perfeito aqui.
Fui recomendada na Publish News, pela Vanessa Passos. Estou me achando.
Escolha o que te faz feliz.
Mas deixo você ir
Recebi de um amigo hoje, junto com as felicitações de aniversário, essa citação de Adelia Prado: “Não tenho tempo pra mais nada. Ser feliz me consome muito".
Obrigada pela leitura de sempre, especialmente a do dia de hoje.
Um beijo e até a próxima!
Andrea
Era mais de 1 hora da manha do dia 12 e como nao tinha dormido ainda, me lembrei de mandar um carinho. Nao me esqueço nunca de você! Estou sempre ligada agradecendo por Deus ter me permitido estarmos juntos ate hoje!!! Amo muito voces!!!!