Caraca, 100 edições.
100 semanas escrevendo.
100 vezes que olhei para a tela em branco do computador e me coloquei a pensar, estruturar frases, colocar sentido em meus pensamentos.
100 edições para que eu finalmente pudesse olhar para mim mesma no espelho e encontrar uma escritora.
Mas final, o que é um escritor? Ora, escritor é aquele que escreve. Se for ver bem, não seria necessário escrever 100 newsletters para entender isso. A primeira edição já devia ter me colocado no papel de escritora, não deveria? Talvez o que tenha me afirmado mesmo o papel de escritora tenha sido a constância. Afinal, eu escrevi por 100 semanas quase que consecutivas e, embora a escrita não seja (ainda) minha fonte de renda, é uma ocupação.
Sei lá…
Só sei que, ao longo dessas 100 semanas, eu me debulhei por aqui. Chorei e ri escrevendo. Emocionei-me com respostas, mensagens e carinhos. Conheci outros escritores. Aprendi sobre newsletter e mercado editorial. Principalmente, preenchi a minha vida com mais expressão e criatividade.
E por que comemorar o 100 e não o 10, o 24, ou 65, Andrea Cristina?
Bom, o número 100 é bonito, não é? Redondo, imponente, par… Apesar de “ímpar” ser o significado de “sem igual”, eu adoro um número divisível por 2…
Além disso, quando chegamos no 100, saímos dos números de dois algoritmos para os de três. É como crescer a família.
O 100 é grande, mas é simples. É simples, mas é complexo. É rico em simbologia. É um número que transcende a mera contagem, nos levando a refletir sobre renovação. Sobre o fechamento de um ciclo e o início de outro. Um marco, como os séculos.
Então, o que podemos esperar deste novo ciclo?
Ainda não sei. Por enquanto, apenas comemoro e expresso aqui a minha profunda gratidão a você que me lê. Você é a alma deste projeto. Sem saber, você me encorajou a seguir na escrita, a escrever um livro, a deixar minhas palavras fluirem e encontrarem seu lugar no mundo.
Muito obrigada, de coração. E que venham as próximas 100.
Um beijo,
Andrea
E o marketing, Andrea Cristina?
Eu amo projetos de branding e rebranding. São tão polêmicos, não são?
Lembra do Itaú, quando completou 100 anos?
Foi polêmico. O Washington Olivetto disse em um podcast dos Administradores que uma marca dessas não pode ser alterada. A internet caiu de pau, falando que parecia a marca do Banco Inter. O próprio Inter fez piada.
A Beatriz Guarezi, da newsletter sobre branding Bits to Brands dedicou uma edição a essa mudança de marca do Itau. Nela, a autora diz:
Um rebranding é uma mudança visual motivada por uma mudança estratégica. Geralmente acontece quando a empresa decide entrar em um novo mercado, mudar o seu produto ou se atualizar de alguma forma.
Pois bem.
Não entrarei em detalhes sobre o rebranding do Itau, porque a Beatriz faz isso muito bem, mas vou falar de outra marca: a minha.
A mudança não é bem por conta de uma estratégia x ou y. É por ter cansado do balão amarelo no fundo rosa. É por estar com uma pegada um pouco diferente de quanto eu comecei, mais poética e menos marqueteira. É por me enxergar mais como escritora que palpiteira.
Apresento-lhes a nova marca:
Um feito de qualquer jeito, por quem não tinha certeza se ia seguir com esse projeto. O outro foi mais pensado. Ganhou até um “slogan” que resume um pouco do que trago semanalmente aqui para você.
Foi difícil me definir numa logo. É claro que fiz mil outras alternativas. Optei pela máquina de escrever por ser o vencedor do focus group, também conhecido como grupo de WhatsApp das minhas amigas.
Ambos feitos no Canva, perdoem-me designers, mas minha capacidade para trabalhar com imagens vai só até aí. Quem sabe o próximo rebranding não é com uma agência, não é mesmo?
Resolvi também mostrar mais a cara nas redes sociais, criar um site, etc. Tudo ainda em construção, mas a desculpa perfeita para marcar uma sessão de fotos com a incrível Carol Pires. É bacana se ver de frente para a câmera e deixá-la capturar a sua essência. A gente chega tímida, mas se solta aos poucos. Foi uma tarde de risadas e cliques. Faltou só o vinho, mas não faltará na próxima.
Então, para aqueles que chegaram agora, essa sou eu:
Andrea (Cristina) Nunes (“Me Conta” não é sobrenome, mas poderia), 43 anos, mãe da Mariana e do Rafael. Marqueteira, sócia do pai na firma que organiza eventos no agronegócio. Ex-bailarina, sapateadora, jogadora de beach tennis e yogini. Virginiana e corinthiana. Ascendente em câncer, pra não ser tão fria. Lua em libra, para equilibrar as decisões. Sempre quis ser artista. Agora sou escritora.
Não aprendi dizer adeus
Já que estamos na 100ª edição…
🏆 100 Acontecimentos Mais Importantes da História: Os Momentos que Mudaram o Mundo (Revista Mulher): Uma seleção de 100 eventos, desde a Revolução Agrícola até a globalização, com textos explicativos e imagens ilustrativas.
✈️ 100 lugares mais sagrados do mundo. Nenhum no Brasil. Como assim, gente?
🍿 Rotten Tomatos, principal site que dá notas a filmes na internet, divulga sua lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos.
🌱 Do meu setor: as 100 principais empresas do agronegócio brasileiro.
🚂 Não é lista de 100 nada, mas preciso compartilhar essa chiqueza: um dos livros que mais gostei na adolescência foi “O assassinato no Expresso Oriente”, da Ágatha Christie. Aí vejo que o grupo LVMH está investindo na marca Orient Express. Acho que mereço uma viagem em comemoração às 100 edições, hein? Voltaria cheia de histórias para contar.
⭐️ Por fim, a edição que mais fez sucesso na história dessa newsletter:
Mas deixo você ir
Não sem antes fazer uma breve propaganda, que eu já deveria ter feito mas, como dizem, casa de ferreiro, espeto de pau.
Faço parte da Comunidade de Escrita Afetuosa da Ana Holanda há um ano e meio e agora, estamos lançando o Gradiente, nossa coletânea de textos desenvolvidos sob a batuta da Ana e entrelaçados por textos da Cristiana Rodrigues, finalista do prêmio Jabuti de 2023.
O livro está lindo e sensível e ainda temos algumas edições em pré venda (o lançamento será em 17 de agosto). O valor é de R$35,00. Quem quiser um exemplar, é só fazer o pix pra mim. Minha chave pix é meu e-mail: andrea@ideaonline.com.br. Se fizer, me mande uma mensagem para eu pegar seus dados para o envio.
Agora sim, deixo você ir
Com lágrimas no olhar, mas é de emoção.
Mais uma vez, obrigada por ler.
Até a próxima!
Andrea
Oi Andrea! Para este reles mortal que aqui começa, com o objetivo de pelo menos chegar à meta quinzenal (prefiro nem criar expectativa com resultado) de publicações, alguma sugestão? 😅
Adorei, principalmente a lista dos 100 melhores filmes 💜 hehe
Muito sucesso!!!