Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Alvaro Ruoso

Talvez o ponto não seja o livro em si, mas o conjunto de obras literárias de um autor. Isso permite entender quem escreve e a evolução das suas obras.

Expand full comment
Avatar de Laís Schulz

Mulher, que texto! Olha, vou lá dar meus dois centavos: que bom que você tem outra ocupação além da escrita. Eu também tenho, e não vejo mal nisso (já vi antes). Isso permite que a gente não coloque pressão no nosso eu criativo, que a gente deixe a escrita no lugar que ela merece. Annie Earneaux (menciono ela pq tenho lido alguns livros, mas tenho certeza que há várias como ela) foi professora de literatura em liceus franceses e depois trabalhou como docente na universidade de Cergy-Pontoise. Durante décadas, trabalhou no ensino, e só muito depois “viveu de escrita”. Inclusive ela trabalhou como docente até se aposentar. Longe de mim nos comparar a ela, mas um lembrete de que até grandes escritores tinham trabalhos para pagar suas contas.

Agora, o que me cansa é também a divulgação, mas é um problema da época em que vivemos, infelizmente. No passado também era difícil ganhar reconhecimento, por outras razões, mas era. Penso muito que a gente precisa focar em falar com as pessoas certas e construir relacionamentos. E fora isso, divulgar sem vergonha mesmo. Eu, por exemplo, sempre que recebo um comentário sobre meu livro, tiro print e compartilho, porque aí não sou nem eu falando hahaha acho útil. Continuo concordando que é um saco, mas hoje vejo mais como ossos do ofício mesmo.

Porém não deixo de desejar que um influencer descubra meu livro, ou algo assim 😅 sonhar não custa nada.

Enfim, queria dizer que te entendo, e estamos juntas!! Um beijo e sucesso!!

Expand full comment
4 comentários a mais...

Nenhuma publicação