O chat
Estou participando de um mini curso de crônicas com a Ana Holanda, ex-editora da Revista Vida Simples e o Lucão, o poeta e cronista, que faz um baita sucesso com suas frases no Instagram.
O curso é online, pelo Zoom. Se você estiver chegando à Terra neste momento e nunca tiver utilizado uma ferramenta de videoconferência, preciso lhe dizer que essas coisas tem um negócio chamado “chat". O professor fica lá falando e, se você tiver alguma dúvida ou contribuição, você pode mandar pelo chat.
Mas tem uma coisa nisso aí que me irrita profundamente: o chat bombando. É gente falando o tempo inteiro o que me faz pensar o seguinte: se o curso fosse presencial, aquelas pessoas estariam falando sem parar? Será? Junto com o professor?
O engraçado é que as personalidades de uma sala de aula virtual vão aparecendo pelos papos no chat. Eu mesma observei alguns perfis interessantes durante essa última aula e anotei-os tal qual uma estudante de psicologia estudando perfis comportamentais.
Tomo a liberdade de expô-los aqui, para que você entre comigo nesse estudo tão intrigante sobre perfis de alunos de cursos online que acontecem ao vivo. Vai virar trabalho de conclusão de curso de alguém, pode escrever.
Perfil 1: a pessoa que quer se aparecer.
“O primeiro poema que publiquei, aos 11 anos, chamava-se Borboleta Azul".
“Dia desses escrevi uma crônica sobre objetos que deixo nos hotéis em que me hospedo".
Obrigada pela informação.
Perfil 2: as emocionadas
“Ai, gente… Quantas vezes será que eu vou chorar hoje?”
A título de informação, eu não chorei nenhuma.
Perfil 3: as pessoas que fogem do tema do curso
“Lucão, dá dicas de como escrever no Instagram?”
Filha, o nome do curso é “crônicas e memórias.
Perfil 4: as empolgadas
“Estou louca pra escrever agora. Cabeça a mil, não vou nem dormir".
Bom pra você, amiga. Eu, que acordo às 6:30, vou pra cama.
Perfil 5: as pessoas que dão pitaco errado
“Lucão, a crônica é sobre um passeio no Rio”
Errado. Era Porto Alegre mesmo.
Perfil 6: as que conhecem e amam todos os escritores referenciados e não referenciados.
“Amo Quintana".
“Rubem Braga ❤️”
“Tem também o Sabino, que eu amo”.
Que bom que a turma é bem culta, né?
Perfil 7: As que não precisam do curso.
“Eu penso em crônicas 24 horas por dia. A gente treina o olhar”.
🙄
Perfil 8: eu
Eu fico ali quietinha, só observando, anotando e, quem sabe, criando uma crônica dessa experiência doida que é o chat. Siga-me para mais ideias para seu TCC do curso de psicologia.
Experiências inesquecíveis
Hoje a Andrea aqui vai te contar sobre a nova ação do Airbnb, que é de cair o queixo:
O Airbnb lançou um quarto especial dentro do icônico moinho do Moulin Rouge, em Paris, por apenas € 1 a noite.
É claro que é limitado. São apenas três noites disponíveis para a reserva. A partir do dia 17 de maio, às 14h, você pode tentar conseguir uma dessas noites no site do Airbnb.
Ah, mas se conseguir, não invente de dar uma festa no Moulin Rouge. Cada reserva é para apenas 2 pessoas e faz parte de um pacote de experiências, que vão desde a chegada no local. Após serem recepcionados com um drink especial, os hóspedes assistirão ao show de can-can do Moulin Rouge no melhor lugar da casa e, em seguida, farão um tour nos bastidores guiados pela artista principal da casa: Claudine.
Vi as fotos e o lugar ficou IN-CRÍ-VEL. Uma verdadeira imersão na Belle Époque francesa. Olha só:
Incrível, né? Agora vamos falar de marketing.
Muito da estratégia do Airbnb é baseado em experiências únicas.
A plataforma mesmo se posiciona como uma comunidade onde locais podem abrir seus espaços para receber turistas e provê-los de uma experiência autêntica.
No turismo, a autenticidade é extremamente importante. Ela é percebida como um valor imensurável. Isso é facilmente percebido quando conversamos sobre viagem com alguém e trava-se uma disputa invisível sobre quem tem a melhor dica e quem foi nos lugares mais inusitados, principalmente se for fora da rota turística. Aí a dica vira um verdadeiro achado. A experiência de alugar uma hospedagem de alguém oferece ao turista um contato mais próximo com a vida local e com o destino.
👉🏻 Agora me conta: existe maneira mais legal de criar essa percepção de marca que construir experiências incríveis, que geram MUITA mídia espontânea e são altamente instagramáveis?
Caramba, estamos falando aqui de um quarto detalhadamente elaborado com elementos de La Belle Époque, incluindo acessórios, trajes vintages, perfumes e até cartas de amor para Claudine. Uh-la-la.
Essa não foi a primeira vez que o Airbnb criou uma experiência como essa, que capta a atenção da mídia, causa furor nas audiências e ajudam a ligar o conceito “experiências únicas” à marca.
No final de 2021, a empresa viu no lançamento da série “And Just Like That…” uma oportunidade para recriar o apartamento da personagem de Sarah Jessica Parker em Sex and The City, Carrie Bradshaw. Em parceria com a Warner Bros. e com a própria atriz, o Airbnb incluiu detalhes como o telefone sem fio dos anos 2000, a cadeira de couro de Aidan, a coleção da Carrie da Vogue e muitos looks.
Além de enlouquecer a comunidade de fãs, que por si só compartilham a notícia em todas suas mídias, o projeto contou com o endosso de pesos pesados da influência digital, que por acaso estavam envolvidas na criação, como Sarah Jessica Parker e a stylist que cuidou das peças do closet da Carrie, Patricia Field, que tem mais de 190 mil seguidores no Instagram.
Então vamos rever a estratégia utilizada em ambas campanhas:
1. Criar uma experiência inesquecível, única e transcendente
Acho que já explorei bastante essa parte. Eu mesma estou sem ar e desejando a noite no Moulin Rouge.
2. Fazer parcerias de marca
O Airbnb nos mostra que as parcerias podem ajudar a fazer muito barulho. O Moulin Rouge, a Warner Bros. e a HBO são apenas algumas citadas aqui. A empresa ainda se juntou à KLM Airlines para criar um apartamento dentro de um avião e ao governo britânico, para construir uma casa flutuante no rio Tâmisa, em Londres. Aliás, essa campanha da casa flutuante foi responsável por trazer 10.000 novos usuários para a plataforma e estamos falando de 2015 (dados desse artigo incrível sobre a estratégia do Airbnb do portal Starting Business).
3. Relações públicas: convidar jornalistas, influenciadores e outras estrelas
Para qualquer evento que você realizar, ou lançamento de produto, não se esqueça de convidar o maior número possível de autoridades sociais. Convide jornalistas, blogueiros, estrelas do YouTube e estrelas do Instagram para seus eventos e você ficará muito surpreso com o resultado.
Procurem por AirBnb Carrie Bradshaw apartment no Google e vocês verão páginas e mais páginas sobre o projeto. Da Rolling Stones a páginas de arquitetura. Do Brasil ao Japão. Baita resultado.
4. Criar exclusividade e desejo
Sabe aquela sensação dos bastidores? De poder entrar e explorar cenários que você só pode observar de fora? Imagine entrar no apartamento de Carrie, para saborear um Cosmopolitan e talvez tentar escrever a próxima coluna para a Vogue.
Agora me conta aqui: quais dessas estratégias você pode usar no seu negócio?
Mais algumas coisas
✅ Esse artigo sobre o modelo de marketing do Airbnb é muito bom (em inglês)
✅ Club Social, que tem um posicionamento de consumo on-the-go, criou um display móvel que segue o consumidor dentro do supermercado. Eu ri. Veja aqui.
✅ Um café inspirado em ajudar escritores com seus prazos de entrega. Preciso!
✅ Um museu onde você pode tocar os nudes renascentistas para procurar sinais de câncer de mama. Adorei.
Hoje a news apareceu na caixa de entrada de vocês um pouco mais tarde porque não havia feito a revisão final. Fui colocar as crianças pra dormir e dormi junto. Acontece com mães cansadas. Hehehe.
Estou me dedicando bastante a esse projeto do Andrea Me Conta. Tenho gostado de escrever e compartilhar algumas coisas interessantes que vejo por aí.
Também adoro quando vocês me enviam sugestões sobre assuntos para abordar. Como a Lili, que me mandou esse estudo surpreendente que só 3% dos homens brasileiros se acham feios. Benzadeus! Queria ter essa auto estima!
Bom fim de semana pra você.
Até a próxima!
- Andrea
(PS: para falar comigo, apenas responda esse e-mail ou escreva para andrea@ideaonline.com.br)
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