“Pode ser caro, mas ele compensa no resultado"
Sim, o cliente estava falando que o preço de um produto era caro no vídeo de divulgação da empresa fabricante.
“O preço pode te assustar muito no começo, mas o resultado é muito bom e compensa o investimento".
Sim, ele repetiu.
Isso aconteceu durante a palestra da fabricante do produto no evento que organizei esta semana. Eu estava na plateia e ri. Não me julguem, mas o cliente falou - duas vezes, por falta de uma - que o produto era tão caro que chegava a assustar.
Parece um tiro no pé, não parece? Mas não é. O cliente foi verdadeiro, foi honesto e, mais que isso, tocou em um ponto sensível, provavelmente um ponto de resistência de adoção desta solução pelo mercado. Com este depoimento sincerão, o cliente destruiu uma barreira de compra da empresa.
Quando me dei conta disso, comecei a achar o depoimento maravilhoso. O depoimento de milhões. É por este motivo que ele estava no vídeo, claro!
Inclusive, se eu fosse a empresa, exploraria ao máximo este testemunho. Colocaria a frase dele em todos os lugares, do TikTok a outdoors na estrada. Eu faria até o funk do “é caro, mas dá retorno", com a voz do cliente remixada.
Em marketing muito se fala do uso do testemunho do cliente para ajudar na decisão de compra, mas você sabia que nós tendemos a concordar com um depoimento se ele vai ao encontro das nossas próprias crenças?
Se eu já cotei o produto e não comprei por achar caro, quando eu vejo uma pessoa igual a mim, com a mesma necessidade que a minha e que concorda comigo - o produto é caro de verdade - pronto, já me identifiquei. Nele eu acredito.
Semana passada falei sobre a aversão à perdas, lembra? Ela é real, nós odiamos perder. Se você for como eu, odeia perder até no jogo de UNO com seu filho de 8 anos. Perder dinheiro então, vixe Maria! Mas muitas vezes perdemos por tomarmos decisões erradas então, seja na vida pessoal, quanto na profissional, nós tendemos a evitar decisões que façam com que nos arrependamos. Por isso, nós evitamos o que nos deixa inseguros.
Na verdade - e vou ser meio óbvia aqui - cada vez que fazemos uma escolha, existe um fator de arrependimento que levamos em consideração para tomar a decisão. Vou dar um exemplo que sempre acontece comigo: sempre que vou pedir uma sobremesa penso se vou me sentir mais arrependida por comê-la do ou por recusá-la. Escolho o que vai me deixar mais em paz.
Como profissional de marketing, minha missão é fazer desaparecer a hesitação do cliente em comprar e uma das formas de fazer isso é com o depoimento do cliente sincerão.
“Tá caro mas vale a pena
Tá caro mas vale a pena
Tá caro mas vale a pena
Então por que você não tenta?”*
*Ler em ritmo de funk.
O Rei da TV
Que privilégio ter visto ao vivo uma das maiores vozes do Brasil.
Veio de baixo. Era camelô. Dominava a arte da venda e da comunicação. Lutou contra seus complexos, especialmente o de pobre. Teve que tomar decisões que, muitas vezes, questionavam sua ética. Escondeu sua ex-mulher e arrependeu-se disso.
Mas ele chegou lá. Fez a alegria do povo aos domingos. Fez fortuna e revolucionou a televisão brasileira. Foi contra a opinião das pessoas que não acreditavam que ele poderia ser empresário e apresentador.
Sim, estou falando do Silvio Santos.
Acabei de assistir a série “O Rei da TV” na Star+ e estou encantada. É uma série brasileira extremamente bem feita, bem dirigida, que conta a história deste ícone da cultura popular brasileira de um modo nada óbvio. A série mostra um Silvio Santos vulnerável, lidando com seus fantasmas interiores. De quebra, é extremamente nostálgica pra quem, assim como eu, viveu os anos 80. Uma beleza sem tamanho. Indico muito!
Das minhas abas esta semana
Como estive envolvida com a organização de um evento, minhas abas não ocuparam tanto lugar no meu browser como de costume, mas encontrei umas coisas diferentes para compartilhar com vocês:
Na New Plan Journal encontrei um link para uma matéria sobre banheiros públicos incríveis. Bem diferente da pichação e sujeira dos banheiros que vemos por aí.
Uma matéria bem legal do The Atlantic sobre o consumo de bens de luxo para bebês. Como diz o nome do artigo, “bebês não precisam de luxo".
McDonalds bem diferentões pelo mundo. Adorei o que é dentro de um avião.
Fofoca: vai ter série do Indiana Jones na Disney+! Yay!!!
Um pub do KFC para a Copa, lá na Inglaterra. Achei interessante.
Estou finalizando esta newsletter e me dando conta de que estou atrasada pra pegar as crianças na escola. Então vou dar um tchauzinho bem rápido.
Tchau!
Até a próxima semana e obrigada por ler!
- Andrea