E a preguiça de fazer supermercado que eu tenho?
O trabalho consome grande parte do meu dia. A outra parte é da família. Meus horários de almoço são pra academia. De vez em quando tem um médico ou uma criança doente pra pegar mais cedo na escola.
Vamos equilibrando os pratinhos até que acaba a cândida e o amaciante. Depois a manteiga, o arroz e o feijão. O negócio fica feio mesmo quando acaba o papel higiênico. Não faz mal, limpa com jornal.
Você trabalha o dia todo, tenta malhar, tenta se alimentar direito até que as coisas da sua casa começam a faltar. Como assim acabou o papel higiênico e o sabão em pó? Comprei outro dia!
Quando eu era solteira, dava meus pulos. Ia amontoando a roupa, comendo pão puro e usando o papel higiênico roubado do escritório.
Aí acabava a água, o pão e a pasta de dente. Até batia um desespero, mas dava pra levar. Ao invés de comer pão, por que não abrir aquela lata de doce de leite que mamãe deixou em casa? Ao invés da água, por que não tomar aquele restinho de Coca-cola Zero sem gás que está na geladeira há umas 3 semanas? Uma vez, me livrei até de sair pra comprar pasta de dentes ao encontrar uma bisnaga pequena numa necessaire de viagem. Um pouco dura, é verdade, mas ainda fazia espuma na boca. Resolveu por uns dias. Sensacional.
Até que aquele dia que não dá mais pra enrolar finalmente chega. Lá vou eu para os corredores cheios, os caixas lotados, o atraente setor de guloseimas, o olhar das mulheres magrelas pro meu carrinho cheio de Passatempo Recheada, o cheiro forte do corredor de produtos de limpeza (sempre tem algum vazando) e da peixaria. Com muita coragem, enfrento o o cheiro do pão fresco no setor de padaria, o preço da carne que aumentou e a tristeza de abandonar a Nutella na prateleira. Até, finalmente, chegar no caixa lotado e esperar a minha vez para ver a atendente colocar a plaquinha de “caixa fechado” na esteira, antes que eu pudesse pegar qualquer produto de dentro do meu carrinho.
- Ei!
- Desculpa. É meu intervalo.
Bons os tempos que eu aguentava mais tempo sem precisar colocar a faca entre os dentes e atravessar o rio de piranhas pra comprar desinfetante. Dava pra agüentar mais tempo sem ir ao supermercado. Aí vieram as crianças e elas precisam ser alimentadas, vestidas e limpas.
Mas graças à Nossa Senhora das Mães Sobrecarregadas, inventaram os aplicativos de compra e entrega online. Você entra lá e em meia hora tem pasta de dentes e papel higiênico em casa. Lenço umedecido e fraldas. Arroz, feijão, batata e macarrão. Preciso confessar que tenho até assinatura premium de um desses serviços de entrega e que uso o serviço “turbo” pelo menos uma vez por semana.
Um viva à tecnologia e à belezinha da pessoa que inventou o aplicativo de delivery. Com certeza era alguém preguiçoso (ou sobrecarregado) como eu.
Pois é, sempre que agradeço à essa benção tecnológica, lembro-me de um livro que li durante a faculdade, “O Relatório Popcorn", escrito em 1993 por Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo e conhecida por ser a Nostradamus do Marketing.
No Relatório Popcorn, a guru fala sobre uma tendência chamada de cocooning, ou, em português, encasulamento que, naquela época, estava muito relacionada com a preferência por uma vida caseira.
De seu site:
“Na década de 1980, diversas forças conspiraram para acelerar o ritmo de vida. Faxes e telefones celulares tornaram as pessoas disponíveis de uma forma que nunca estiveram antes; as mulheres entraram no mercado de trabalho em massa, e o zeitgeist mudou para um foco individualista onde “ter tudo” e “fazer tudo” se tornou uma nova aspiração. Com frequência Faith Popcorn ouvia relatos de pessoas sobrecarregadas e estressadas. O tempo tornou-se o novo dinheiro: as pessoas queriam gastar dinheiro em vez de tempo, e 80% dos americanos disseram que estavam procurando maneiras de simplificar suas vidas”.
Em uma entrevista recente para a HSM Management, ela diz que hoje isso continua válido, mas com um acréscimo: a necessidade que as pessoas têm de se proteger contra os imprevistos do mundo exterior. Por isso elas se refugiam em lugares seguros, como suas casas.
Isso é muito importante para as empresas porque reflete a aspiração dos consumidores de que tudo que os rodeia seja parecido com sua casa. Querem carregar com eles uma espécie de casulo que lhes dê segurança.
Bom, como disse lá em cima, li o Relatório Popcorn na época da faculdade, ou seja, há mais de 20 anos. Sim, vinte. É que fui pra faculdade muito nova, com apenas 10 anos. 🤪
Mas desde aquela época, tenho visto como os produtos e serviços que nos trazem comodidade têm aumentado, o que só comprova que Faith Popcorn tinha razão.
Hoje a gente não precisa mais (salvas raras exceções) ir ao banco, ao supermercado, à papelaria para comprar material escolar, a um restaurante para comer uma comida preparada por um chef, a uma farmácia para comprar remédios, a levar o cachorro pra passear e, em alguns casos e principalmente após 2020, sair de casa para trabalhar.
Estamos cada vez mais fechados em nossos casulos, protegidos do perigo exterior e com preguiça de sair do sofá.
Alexa, compra amaciante e liga pra minha mãe.
Tudo indica que essa é uma tendência real e que vai continuar por muito tempo. Estaremos cada vez mais dispostos a pagar por produtos e serviços que facilitem a nossa vida. Ou você ainda vai até o estádio comprar ingresso de show pra não pagar a taxa de administração? Eu até iria, mas é tão longe e eu não tenho tempo. Sacou?
Então, Fé na Pipoca (Faith Popcorn), minha gente! Aprendam com ela: quer criar valor pro seu consumidor? Oferecer-lhe comodidade é um dos caminhos a se seguir.
Não aprendi dizer adeus
Links legais que vi essa semana:
🏋️ A Marvel vai lançar, no verão americano, um app fitness, chamado Marvel Move, em que os heróis serão seus personal trainers e os treinos serão inspirados em histórias em quadrinhos. Guia Disney Plus Brasil (PT).
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🥧 Coxinha foi eleita uma das melhores comidas das Américas. A gente já sabia, né? Veja o ranking aqui na São Paulo Secreto (PT).
(precisamos do Emoji da coxinha!)
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👽 Pesquisadores da Universidade de Nova York em Abu Dhabi criaram um mapa mundi super detalhado de Marte com imagens da sonda Hope. Center for Space Science (EN).
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📷 Estou embasbacada com as 25 fotos vencedoras do Wiki Loves Monuments, a maior competição de fotografia do mundo, que celebra a rica herança cultural da Terra - edifícios, estruturas e outras construções com grande relevância artística, histórica, política, técnica ou arquitetônica. Medium (EN)
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✏️ Avner Geller, animador da Dreamworks, transforma diálogos esdrúxulos que ele ouviu por aí em ilustrações divertidas. My Modern Met (EN).
Mas deixo você ir
Depois de um hiato de uma semana, estou pensando seriamente em transformar essa newsletter em quinzenal. Você tem mais tempo de ler e eu de escrever.
O que acha?
Enquanto isso, até a próxima semana!
Um abraço,
- Andrea
Talvez a melhor news de todos os tempos. Amei! <3