“O seu sorriso é sua marca registrada”.
Já ouvi isso muitas vezes. Sim, sou dessas pessoas que vive sorrindo, então não podia ser diferente.
Assim como o sorriso, cada pessoa tem algo muito pessoal, muito característico, que faz com que as outras pessoas se lembrem dela.
Assim é no universo das marcas também. O cookie gigante nas mãos da Mariana na foto aí embaixo, por exemplo, é da Le Pain Quotidien, um restaurante americano, com jeito de boulangerie francesa, que existe em vários pontos aqui da cidade de São Paulo. Quem frequenta, conhece o cookie. Quando o cookie é visto por algum de seus clientes, o restaurante é lembrado.
A caixinha azul é a marca registrada da Tiffany. O cheiro de alecrim faz lembrar a Le Lis Blanc. Três listras em roupas esportivas só podem ser da Adidas. Quando a gente vê uma foto de duas crianças, uma preta ao lado de outra bem branca, muitos se lembram das propagandas da Benetton.
Tudo isso faz parte de uma estratégia de branding bem definida, mas têm uma característica comum: a consistência na criação desses elementos. Quanto mais consistência, mais esses detalhes em torno da sua marca serão familiares ao seu consumidor e farão parte da sua personalidade (ou "marca registrada", na nossa gíria aqui).
"Olha a menininha com um cookie gigante. Deve ser da Le Pain..."
"Hum, que cheiro de Le Lis Blanc que tem a sua casa!"
"Olha lá! Ela ganhou uma caixinha azul!"
Essas “marcas registradas” são parte de o que os marqueteiros chamam de identidade de marca. Mas o que é essa tal identidade de marca?
O trecho a seguir, eu pedi para o Chat GPT escrever pra mim:
A identidade de marca é o conjunto de elementos que fazem uma empresa ser reconhecida e lembrada pelo público. É como se fosse a "personalidade" da empresa, sabe?
Mas o que compõe essa identidade de marca? Vamos lá:
1️⃣ Logotipo: é a representação gráfica da marca, aquela imagem que a gente vê em todos os lugares.
2️⃣ Cores: cada empresa tem suas cores principais, que ajudam a criar uma identidade visual única e marcante.
3️⃣ Tipografia: são as fontes utilizadas pela marca, que podem transmitir diferentes sensações e estilos.
4️⃣ Tom de voz: é a forma como a empresa se comunica com o público, o estilo de linguagem e o tom utilizado.
5️⃣ Valores: são os princípios e crenças que norteiam a empresa, e que ajudam a criar uma conexão com o público.
Agora sou eu de novo.
Antes de continuar o papo anterior, abro parêntesis para dizer que em algum momento vou falar sobre meus experimentos com o Chat GPT na comunicação. Fecha parêntesis.
Continuando…
Quer exemplos básicos, mega conhecidos, mas tão incríveis que dá pra usar sempre? Os elementos que compõem as identidades do McDonald's e da Coca-Cola. Olha só como eles são bem trabalhados nas campanhas abaixo.
Os elementos de algumas marcas estão tão enraizados que, se elas resolverem mudar de segmento, terão que mudar todos os seus elementos. Olha que estranho que fica quando a logo de uma é colocada na embalagem de outra, nesse trabalho colorido-vintage-lindo do ilustrador Mike Stefanini:
Mais um exemplo de uma empresa mais atual que tem trabalhado muito bem sua identidade de marca é o Duolingo, o app de aprendizado de idiomas. Tenho feito aulas de italiano com ele e meu filho de 8 anos já reconhece seu mascote, o Duo, dos vídeos do Shorts, do YouTube. Ele até brinca: “fez a lição de italiano? Olha que se não fizer, o Duolingo vem te pegar”.
E no seu dia-a-dia, Andrea? Me conta?
Claro que eu conto. Afinal, este é o nome dessa newsletter. Hehehe.
Em serviços também é possível criar uma marca registrada. Nos eventos que organizamos no Grupo IDEA, por exemplo, temos:
🔸O hino nacional, que é executado antes de TO-DOS os eventos;
🔸A buzina, que chama as pessoas para voltarem do intervalo;
🔸O Dib, meu pai, que sempre é o anfitrião, com seu jeito caricato e palpiteiro.
Olha só como é foi bom cultivar elementos característicos na nossa entrega por anos e anos: quando migramos para o mundo dos eventos digitais, na época da pandemia, incluímos todos esses elementos, para que o público identificasse que sim, ele estava participando de um o evento do Grupo IDEA. Algumas pessoas até notaram isso e comentaram no chat.
Dá uma sensação boa de proximidade, familiaridade e confiança, sabe?
Agora diz aí: qual é SUA marca registrada?
Uma das marcas dessa news, é ter título no encerramento.
E a cor é cor-de-rosa. E eu sempre gosto de fazer alguma graça. E quase sempre tem sempre um agradecimento a você, que me acompanha.
Aliás, pra quem quiser acompanhar textos SEM a parte de marketing, tenho uma página no Medium e comecei a postar por lá alguns experimentos incentivados pela comunidade de escrita afetuosa da Ana Holanda, a qual faço parte. :)
Um beijo e até a próxima semana!
- Andrea