O ano é 2023. Os temas são cotidiano, marketing e comunicação. A escrita é em crônica e a newsletter é a Andrea Me Conta. Que bom te ver aqui. Alguns links são em matérias em inglês, mas você pode clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “traduzir página”. Aproveite pra me seguir também no Instagram. Boa leitura!
O primeiro ano de uma mãe é marcante.
A vida, de uma hora para outra, vira de cabeça pra baixo. A gente morre, pra renascer diferente. A gente renasce e vai aprendendo a ser alguém novamente. Quem sou eu depois da maternidade?
Quem sou eu depois de um ano escrevendo esta newsletter?
Se um dia tive medo de expor minha escrita, não tenho mais.
Se me senti extremamente insegura, ganhei mais autoconfiança.
Se não confiava que seria capaz, agora sei que sou.
Se não acreditava no poder da rotina, agora acredito.
Se achava que gostava de escrever, agora tenho certeza de que amo.
Eu adoro o Andrea Me Conta. É meu terceiro filho. É o meu (re)encontro comigo mesma, além de ser um ponto de contato com pessoas que se identificam comigo, que têm gostos similares. É a pracinha do bairro onde levo meu filho pra brincar e conheço outras mães, que trocam comigo suas experiências, suas dicas, suas angústias e que me fazem sentir parte de um todo, de uma comunidade.
Lembro-me da sensação que tive quando anunciei a newsletter nas redes sociais e a divulguei para os amigos. Palpitação no peito, mãos suando, uma mistura de ansiedade com paixão. Estou assim agora. Ansiosa para este próximo ano e apaixonada pela minha pracinha do bairro.
Essas semanas que dediquei parte do meu tempo para o projeto Andrea Me Conta foram tão importantes pra mim, mexeram tão profundamente comigo, que eu fico, pela primeira vez neste último ano, sem palavras.
Assim como me fogem palavras pra agradecer a cada um que tira 5 minutos de sua semana para ler, para curtir, para comentar, me mandar um e-mail, me chamar no WhatsApp e me incentivar, com pequenas ações, a continuar.
Obrigada!
As lições de Harry Potter
Como acabei de voltar de Orlando e estou mergulhada no mundo Disney e no mundo Harry Potter (amo!), resolvi fazer, especialmente nesta newsletter de aniversário, uma tradução livre de um texto do brilhante Daniel Murray sobre as 13 lições de marketing dos personagens de Harry Potter.
1️⃣ Harry Potter: Seja corajoso e lute pelo que você acredita. Seja lutando contra o Lorde das Trevas ou promovendo um novo produto, é preciso coragem para se levantar e arriscar-se.
2️⃣ Ron Weasley: Não tenha medo de pedir ajuda. Ron pode nem sempre ter a resposta, mas não tem medo de pedir ajuda quando precisa. Como profissional de marketing, é importante cercar-se de uma forte rede de apoio e estar disposto a pedir ajuda com frequência e com antecedência.
3️⃣ Hermione Granger: Faça sua lição de casa. Hermione é conhecida por seus incansáveis hábitos de pesquisa e atenção aos detalhes. No marketing, é importante fazer a devida diligência e pesquisar minuciosamente seu público-alvo e a concorrência. Além disso, como você executa é tão importante quanto a ideia original.
4️⃣ Severus Snape: Adapte-se à mudança. Severus Snape pode não ter sido o personagem mais simpático, mas ele foi capaz de se adaptar às novas circunstâncias do mundo mágico. No marketing, é importante ser adaptável e estar disposto a mudar suas estratégias conforme necessário. Não fique amarrado, vá com o que faz sentido ATUALMENTE.
5️⃣ Alvo Dumbledore: Sempre tenha visão e propósito claros. Dumbledore sabia exatamente o que queria alcançar e nunca vacilou em seus objetivos. Da mesma forma, no marketing, é importante ter uma visão e um propósito claros para suas campanhas.
6️⃣ Ginny Weasley: Não tenha medo de falar e compartilhar suas ideias. Gina pode ser a Weasley mais nova, mas ela não tem medo. No marketing, é importante ter uma voz forte e confiante. Esteja disposto a compartilhar suas ideias com sua equipe.
7️⃣ Neville Longbottom: Acredite em você e em suas habilidades. Neville pode ter lutado no começo, mas acabou se tornando um membro crucial da Armada de Dumbledore e desempenhou um papel fundamental na derrota do Lorde das Trevas (sem contar que foi o que mais se dedicou a aprender a dançar no baile do livro 4). No marketing, é importante ter confiança em suas habilidades e acreditar em si mesmo.
8️⃣ Luna Lovegood: Pense fora da caixa. Luna pode ver o mundo um pouco diferente dos outros, mas sua perspectiva única geralmente leva a soluções criativas. No marketing, é importante considerar abordagens não convencionais.
9️⃣ Fred e George Weasley: Corra riscos e tenha senso de humor. Fred e George são conhecidos por suas travessuras. No marketing, é importante estar disposto a experimentar coisas novas e não se levar muito a sério. Não é à toa que as marcas têm usado memes adoidado ultimamente.
1️⃣0️⃣ Rubeus Hagrid: Seja gentil e construa relacionamentos fortes. Hagrid pode ser rude, mas é ferozmente leal e tem um coração de ouro. No marketing, é importante construir relacionamentos fortes com seu público e tratá-lo com gentileza e respeito. E construa bases sólidas com sua equipe também. Equipes de marketing que se divertem juntas fazem um ótimo trabalho.
1️⃣1️⃣ Sirius Black: Mantenha-se fiel aos seus valores. Sirius pode ter tido um passado conturbado, mas sempre se manteve fiel a seus valores e crenças. No marketing, é importante manter os valores centrais da sua marca a todo custo.
1️⃣2️⃣ Bellatrix Lestrange (uma das minhas personagens favoritas): Não tenha medo de ser controverso. Bellatrix pode não ser a personagem mais popular, mas certamente sabe como chamar a atenção das pessoas. No marketing, é importante considerar como se destacar e causar impacto, mesmo que isso signifique ir contra a norma.
1️⃣3️⃣ Voldemort: Não subestime o poder de uma marca forte. Lord Voldemort pode ser o vilão supremo, mas também é um mestre da marca. No marketing, é importante criar uma marca forte e coesa. Uma marca boa, de preferência. E que possa ser nomeada.
Minha casa de Hogwarts
Nos meus vinte e poucos anos, fiz o teste para saber de qual casa de Hogwarts eu pertencia e deu Grifinória. Vinte anos se passaram e eis que hoje, com 42 anos, o chapéu seletor me colocou na Corvinal.
Faz sentido… Eu era muito corajosa com vinte e pouco. Agora, mais velha, sou mais sábia.
Socorro, Jesus! Você não merece piada ruim assim.
Se quiser fazer o teste da sua casa, acesse: wizardingworld.com (em inglês) e vá em Hogwarts Sorting. Depois me conta qual a sua?
Agora, um brinde.
Eu estava escrevendo sobre outro assunto, quando vi no app Timehop (ele é super legal, recomendo) que o post do dia 19 de janeiro de 2022 foi esse aqui, o primeiro anúncio da newsletter:
Aí fiz o Severus Snape e mudei tudo (volte 2 seções pra entender). Fazia mais sentido esse post de aniversário, claro!
Aliás, sou dessas pessoas que adora comemorar, então vou terminar a newsletter de hoje com um brinde. Levante o copo, a taça, a xícara e vem junto.
“Ao próximo ano”!
Sim, só isso. Preciso de uma cerveja, porque já estou emocionada.
Mais uma vez, muito obrigada!
Um abraço,
- Andrea
(Para falar comigo, responda este e-mail ou escreva para andrea@ideaonline.com.br)