Olá!
Como profissional de marketing, ficar de olho no comportamento humano é essencial, mesmo que seja observando seus movimentos em mercados que não são os seus.
Todos nós trabalhamos com pessoas, certo? Lidamos com pessoas o tempo todo e, ao conhecer seus anseios, podemos oferecer a elas o que elas querem, suprir suas necessidades ou diminuir suas inseguranças ao adquirir nossos produtos ou serviços.
Como o pai do marketing, Philip Kotler afirma, as necessidades são requisitos humanos básicos, elas preexistem, o desejo não.
Hoje vamos observar as necessidades dos consumidores dentro de 2 mercados: o de bebidas e de aplicativos de namoro. Veja o que temos nessa news:
Corona e sua nova cerveja funcional
Tendência em encontros: dry dating
Vacinas tornam pessoas mais atraentes
Tecnologia pra quando você toma um chá de sumiço do date
Sair pra night de forma segura
Pode misturar cerveja com vinho?
Vamos lá! Espero que goste!
Até a cerveja agora é funcional
Que a gente tá tudo precisando de vitamina D depois de dois anos dentro de casa, todo mundo sabe, mas acho que a Corona levou isso muito a sério quando resolveu trocar o álcool de sua nova cerveja por vitamina D.
Não só um pouquinho de vitamina D, mas sim 30% da ingestão diária recomendada de vitamina D de uma pessoa adulta. Na comunicação do produto, feita com um stop motion lindinho, o apelo é a sensação de estar ao sol, ao ar livre e em conexão com a natureza, que você pode sentir a qualquer hora, com a Corona Sunbrew 0,0%.
A cerveja já está disponível no Canadá. Claro! Faz todo sentido. Imagine lançar a sensação de estar ao ar livre, ao sol, no meio do inverno canadense. Acho que é o que justifica a imagem da galera na praia consumindo uma cerveja com vitamina D, que é mostrada no vídeo. Só pode ser isso, afinal, quem está curtindo férias na praia não vai precisar suplementar vitamina D, a não ser que chova todos os dias.
O mercado de cervejas sem álcool cresceu 30% nos Estados Unidos em 2020 (justo 2020, o ano que a gente mais precisou de álcool), de acordo com a empresa de pesquisa IWSR. Embora a Corona já estivesse de olho nesse mercado, eles não queriam ser mais uma cerveja de álcool no mercado. Foi quando a agência David Miami propôs o produto, que levou 2 anos para ser desenvolvido.
A gente vê por aí que o mercado de bebidas funcionais está super aquecido. Tem bebida energética, bebida pra aumentar o foco, pra relaxar e por aí vai (e essa reportagem da ADWEEK aqui mostra muito bem essa tendência).
Mas gente, até a cerveja tem que ser funcional?
Se o consenso for que “sim", quero fazer um pedido: uma cerveja com álcool que não engorde e pra acabar com celulite, por favor. Será que é pedir muito?
Outra tendência: dry dating
De acordo com o aplicativo de namoro Bumble, uma tendência para 2022 são encontros SEM consumo de bebida alcoólica (mas com vitamina D, por favor. Hehehe! Brincadeira!).
Segundo o Bumble, 34% das pessoas que usam o aplicativo disseram que estão mais propensos a ter um 'encontro seco' agora do que antes do COVID.
Eu, como venho de outra geração, curto um encontrinho gostosinho com vinhozinho, mas estou fora da cena do dating há algum tempo (14 anos, pra ser exata) e, se eu voltasse a ser solteira nos dias de hoje, acho que seria diferente. Eu apostaria SIM nos primeiros encontros sem álcool. Sei lá, né? O álcool pode afetar o nosso discernimento das coisas. Quem aqui já não ficou com alguém que parecia incrível na balada, mas à luz do dia e na sobriedade era outra coisa? Então, não tenho mais idade pra isso.
Veja as outras previsões do Bumble para namoro em 2022, de acordo com dados do aplicativo neste link AQUI (em inglês).
Vacinas tornam as pessoas mais atraentes
Essa reportagem da Hypebae AQUI mostra outras tendências da cena amorosa para 2022 (em inglês). Achei interessante alguns termos como “COMVAXABILITY”, ou, traduzindo para o português, “convaxabilidade”, que é o fenômeno de ter opiniões compatíveis a respeito da vacinação.
Esse termo se tornou tão predominante em apps de namoro que a Casa Branca se uniu a alguns desses aplicativos como Tinder e OKCupid para fazer uma campanha de incentivo a vacinação com o tema “a única coisa que nos torna mais atraentes”.
O incentivo inclui alguns recursos dos aplicativos, como:
Selo de “estou vacinado”
Conteúdo premium gratuito
Filtro na busca. Os usuários podem filtrar suas pesquisas por “vacinados ou não vacinados”.
E não é que vacina é mesmo um afrodisíaco natural? O OkCupid, em um post recente no blog, observou que a frase "Estou vacinado" aumentou em 1.400% nos perfis de namoro no mês passado em comparação com janeiro.
A tecnologia a favor dos dates
👻 Você já ouviu falar em “ghosting"?
“Ghosting” é o famoso “chá de sumiço". Você sai com alguém e essa pessoa depois some. Ou você está falando com alguém no aplicativo de namoro e a pessoa some, não responde mais suas mensagens sem motivo óbvio ou declarado abertamente.
Pois tem um novo app de namoro que encontrou uma maneira de fazer esses fantasmas desaparecerem real oficial. Quando um usuário é denunciado por ghosting, sua visibilidade diminui. E continua diminuindo, caso ele seja denunciado por ghosting por outras pessoas. É o algoritmo reverso!
Pra quem se interessar, o nome desse aplicativo é Snack, um tipo de Tinder misturado com TikTok. Os usuários compartilham vídeos de si mesmos no Snack para combinar e se comunicar.
Sair pra balada de uma forma mais segura
Você já perdeu algum amigo na balada? Eu já. Foi horrível. Ela ia dormir lá em casa e não aparecia de jeito nenhum. Estava ficando com um cara e sumiu. Apareceu lá em casa com o dia amanhecendo e disse que simplesmente apagou. Acordou numa casa estranha, não viu ninguém e saiu. Encontrou um taxi na rua (não tinha aplicativo na época) e foi pra minha casa. Graças a Deus nada de grave aconteceu.
Em uma situação dessas, seria muito útil contar com o Where You At: um aplicativo que ajuda as pessoas a acompanharem umas às outras, mesmo sem sinal.
Olha que legal:
No aplicativo, os usuários adicionam pessoas a um círculo de amizade para criar sua própria rede de segurança privada. À medida que os membros do círculo se movem por um local, sua localização é atualizada no aplicativo, permitindo que seus amigos os encontrem. Quando alguém quer sair, eles podem alertar seu círculo e reservar um táxi para chegar em casa com segurança, bem como notificar os outros assim que chegarem. Se eles se sentirem inseguros, os usuários podem pressionar um botão SOS para alertar imediatamente seu círculo sobre sua localização
Sob o olhar do marketing:
Segurança está na base da Pirâmide de Maslow e as pessoas vão sempre acolher soluções que as ajudem a se sentir mais seguras. A sua marca oferece segurança dentro dos espaços que você controla?
Em tempo: já me perderam também, mas eu estava dormindo no banheiro.
Pra encerrar, vamos voltamos a falar de bebidas
Enquanto a busca por bebidas sem álcool aumenta, tem uma galera que mistura vinho com cerveja. Na mesma taça.
Calma! Sem surtar!
No mercado cervejeiro, as cervejas feitas com frutas são um fenômeno comum. Mas o conceito de usar uvas viníferas em cervejas criou uma categoria totalmente nova, conhecida como oenobeers ou híbridos cerveja-vinho.
O número de cervejeiros que se interessam por esses cruzamentos é crescente e cada um é livre para experimentar e dar seu próprio toque. Alguns usam uvas reais, alguns usam apenas suco, outros envelhecem suas cervejas em barris de vinho. As diferenças de abordagem fazem da tendência oenobeer um novo território excitante para os amantes da cerveja (e do vinho!) descobrirem.
Pra quem quiser saber mais, esse artigo GAMA está demais.
Meme da semana
Estou estreando uma nova seção aqui. Não sei se vai durar, mas eu fiquei muito tempo vendo os memes da Naiara do BBB22 tentando encaixar na marra (esmurrando, na verdade) uma peça da última prova do líder.
Minha legenda seria:
Naiara socando o queijo sou eu na vida, deixando acontecer naturalmente.
Por aqui encerro a news #3 do Andrea Me Conta.
Obrigada por estar comigo em meus devaneios semanais.
Semana que vem tem mais.
Até lá!
- Andrea
(PS: para falar comigo, apenas responda esse e-mail ou escreva para andrea@ideaonline.com.br)
Obrigada por ler até o final e não se esqueça de compartilhar :)
👩🏻💻 curadoria e textos por Andrea Nunes, empreendedora, marketeira, curiosa e aspirante a escritora.
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